28 janeiro 2010

YACHT!

Yacht!

 

Em inglês – Navegar!

Se for a vela, num veleiro, diria – Sailing!

 

Estive de férias por alguns dias e tive esta oportunidade: NAVEGAR!

Não, não foi numa bóia ou em um banana boat! Tampouco um iate luxuosíssimo!

 

Foi uma jangada, no método antigo.

Dois pescadores nos conduziram oceano a dentro partindo da praia, ondas fortes quebradas pelo bico da jangada, que pela força dos ventos nas velas, seguia seu caminho mar a dentro. Foi o máximo!

 

Tão logo pegamos alguma profundidade um dos pescadores baixou no meio da jangada uma madeira plana, grande e longa que servira para estabilizar o barco. Isto é necessário, pois a vela muito alta quando recebe vento forte poderia virar a jangada, porém esta madeira como um mastro água a dentro evita esse acidente.

 

Ao vê-lo baixar a tal madeira eu me lembrei de barcos e outras embarcações que têm LEME.

 

Olha que engraçado, quando admiramos grandes navios, iates, veleiros vemos apenas a grandiosidade que está à mostra, o que está fora d`água, né? Nunca reparamos no que fica escondido, abaixo d`água, o leme!

 

Mais não seria estranho saber que o discreto leme, tão pequeno, é o verdadeiro responsável por direcionar grandes veleiros, enormes algumas vezes! Ou ainda quando estes mesmo veleiros estão sob fortes ventos que sopram e inflam suas velas mais uma vez o tal leme é quem o mantém na rota e na direção desejada.

 

Nunca vi um leme fora d`água contando vantagem, mostrando suas cores, ou falando ser ele o responsável de grandes vitórias ou ainda contando tudo o que acontece lá embaixo. Nunca!

Nenhum leme me contou fofoca da vida do casco, dos peixes, da vida oceânica. Jamais!

 

Imagine você se sentar com um veleiro de cabeça pra baixo e ouvir o Leme te dizer que a baleia estava gorda e que o tubarão não passa de um maluco que vive pra comer?! Imagine o que o Leme não diria das piranhas, hein?

 

Essa história de leme não é conversa minha não, é do Tiago, um amigo que quero te apresentar, ele mora na Bíblia lá mais pro final dela, ele quem me repassou essa história que nem é dele também não, é de Deus!

 

Tiago 3.4-5:

“Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim também a língua, pequeno órgão se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!”.

 

 

Pela Cruz,
Carlos Henrique

 

Ps.: E aí, onde sua língua tem te levado?

26 janeiro 2010

AO VIVO!

Ao vivo!

 

Os canais americanos dizem: Breaking News!

Algo como: Extra! Extra!

Um flash ao vivo, uma grande notícia será dada.

 

Dependendo da vinheta, quem sabe aquela da globo quando anuncia o plantão, vale a pena parar tudo e dar uma olhadinha que algo sério aconteceu. Ou em alguns casos está acontecendo e câmeras ao vivo mostram tudo!

 

Você sentado desencosta da poltrona e inclina o ouvido no sentido da TV como quem não quer deixar uma letra sequer cair no chão. O que teria acontecido? Passando com a roupa suja pela sala, sua mãe para em pé segurando um monte de roupas, uma meia acabara de cair do monte e ela com olhos atônitos acompanhando a notícia.

 

Chiiiiii, você grita sem tirar os olhos da TV abanando a mão para sua irmã desligar o celular que ainda sem fechá-lo se deu conta do que acontecera, a boca de sua irmã tal qual o celular, está aberta ao ouvir: O HAITI DESABOU!

 

Cenas mostram uma calamidade de tamanho colossal, tremendo!

A escala Richter agora faz mais sentido, tal terremoto alcançara índice marcante, diferente, atípico!!!

 

De quem seria a culpa afinal?

 

  • Mãe natureza! Ah, nessa ninguém acredita mais a não ser quem fuma a natureza!
  • Do acaso! Quem poderia imaginar uma coisa dessas, pôxa vida! Essas coisas acontecem, ora bolas!
  • Do homem! Afinal quem mandou fazer uma cidade em cima de uma deficiência geológica. Culpa do homem!

 

Quem é culpado então? Por que permitir que uma coisa dessas acontecesse?

 

Deus! Deus é mau, Ele permite que isso aconteça a gente inocente, gente de bem, Ele fica assistindo a TV celeste tudo o que Ele criou se destruir e desmoronar sem fazer NADA! Não intervém? Não salva? Não ajuda? Deus é MAU!

 

Peraí, vamos tentar conversas sobre isso:

 

Não há bom, ninguém é bomzinho, nem você, viu?

Todos, o Haiti inteiro, eu e você merecíamos a morte, a mais drástica possível!

 

Se coisas ruins que acontecem fossem o sinal de que Deus é mau, ou quem sabe, Deus não existe! Então quero te perguntar sobre todas as coisas boas que já aconteceram em sua vida?

 

Primeiras palavras, primeiros passos, primeiro dia na escola, primeiro dez, primeiro beijo, primeira viagem, primeira praia, bicicleta sem rodinha, seu nome escrito por você mesmo, seu RG, seu CPF, sua Faculdade, seu casamento, seu pic-nic, etc, etc, etc, e reticências e quantos mais etcéteras eu pudesse escrever, quantas coisas boas aconteceram sem que o acaso, você, ou a mãe natureza tivessem NADA A VER!

 

Isso tudo seria então a prova de que Deus é bom e EXISTE?

 

No meio disso tudo eu não menosprezo o ocorrido, longe disso!

Apenas sei que Deus não está sentado em uma poltrona de nuvens branquinhas assistindo sua TV celestial (seria a sky?) sem fazer, ou sem poder fazer nada pelo Haiti ou por você, ó cara-pálida!

 

Eu e você podemos não entender, mas Ele criou isso tudo e sabe não só deste terremoto como da próxima chuvinha que cairá, quando, onde, como e em que intensidade. Ah! E o principal, o PORQUE também.

 

Provérbios 3.19-20:

“O SENHOR com sabedoria fundou a terra, com inteligência estabeleceu os céus. Pelo seu conhecimento os abismos se rompem e as nuvens destilam orvalho”.

 

 

Pela Cruz,

Carlos Henrique

 

Ps.: AJUDE o HAITI – Banco do Brasil   Agência:0007-8   Conta:16423-2.

23 janeiro 2010

Mister and Miss BORGES!

Mr. & Ms. Borges!
Olha só que cena e que loucura!!!
Que tal você um dia andando ou vivendo como se já não esperasse muito da vida, meio xué por ter errado tanto como quem tenta sair do buraco, ver as coisas funcionar só que as coisas estão apenas normais.
Um cara novo, muita história pela frente mas por forçar demais o relógio exigiu demais dele mesmo e acabou com uma vida no máximo medíocre.
Tipo, querendo acertar só errava!
Tá mais imagine um cara desses andando por um campo, de repente chuta alguma coisa e quando ia xingar um palavrão ao enxergar o que chutara, bingo! Nada de palavrão mais sim um agradecimento a Deus.
Imagine você que ele chutara um baú do tesouro. Sério, sabe aqueles baús de filme de pirata, cheio, cheião, transbordando de ouro. Um tesouro, um baú cheio de ouro!
Não merecia, não precisava, não saberia o que fazer com tanto, mas Alguém, o dono do tesouro, de propósito fez questão de colocar este baú no caminho para que o encontrasse.
É no mínimo um ato de muito amor e favor e bondade deste Alguém em deixar tal tesouro!
Bem, pelo ensejo do título deste post creio que dá pra imaginar do que tento falar, né?
MINHA ESPOSA!
Sempre que me refiro a ela aqui no Blog tento fazer algo diferente e especial, só pra ela. Desta vez coloquei a fotinha do lado direito como nunca fiz, uma letrinha de cor especial, como já fiz mas de uma cor diferente da última vez, e por fim o mais especial: o #1 post do ano é pra ela!
Tentativas de demonstrar o que diz o versículo da Bíblia - Provérbios 18.22:
"O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do SENHOR".
Pela Cruz,
Carlos Henrique
Ps.: Fernanda Borges, você é a melhor metade de nós dois!