08 abril 2010

#1 - Resposta!

66!

 

Imagine uma grande colcha de retalhos. Imaginou? Se você já viu uma dessas saberá que é formada por diversos pedaços diferentes de tecido, porém de um mesmo tipo, ok? Tecidos de cobertor, seda, cetim e alguns outros não fazem colcha de retalhos. Apenas um mesmo tipo de tecido compõe a colcha.

 

Incluir nesta colcha tecidos de outra categoria a torna frágil e a rasgaria. Imagine um retângulo ou quadradinho daqueles que formam a colcha feito com um tecido que contradiz o que outro tecido garante? Seria o fim da colcha! Te dou um exemplo: Imagine que numa colcha de retalhos se coloque, como disse, alguns pedaços de seda. A seda é frágil e delicada, não suportaria a pujança da colcha.

 

A Bíblia com seus 66 livros foi assim. Primeiramente separados, agora uma colcha formada, linda, robusta, digna de ser exposta e utilizada em todas as casas. Formada com retalhos que, apesar de diferentes, ornam entre si dando coerência a maravilhosa colcha com seus 66, benditos, retalhos.

 

Existem evidências que te ajudam a crer que somente os 66 livros constituem a Palavra de Deus. Como? Um jeito é pela própria Bíblia, lá diz que os eleitos, que tem o Espírito de Deus, distinguiram a voz de Cristo a falar na própria Bíblia. Feito isso, você entende ou “autentica” (como quem diz, “cara, não é que é mesmo”) a voz que discerniu, e, naquilo que aprovou, crê! Depois de ter crido, Deus, meio que dá uma de carteiro e te sela com um selo especial, o selo do Espírito.

 

“Ah” você vai dizer, eu tô inventando isso! Não, não, tá na Bíblia, olha só, Livro de Efésios 1.13 – “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa”. Essa pode parecer uma explicação meio subjetiva, pois trata do que a gente sente por dentro, mas tem mais coisa que pode te ajudar a crer.

 

E porque defendo os 66 livros? Porque há uma vertente que defende que a Bíblia tem 73 livros. Estes além dos 66 são: Tobias, Judite, Baruque, I Macabeus, II Macabeus, Sabedoria e Eclesiástico. Estes, não devem ser reconhecidos como parte da Bíblia e vou tentar de ajudar a entender por que, agora!

 

Lembra quando falamos da colcha de retalho? Uma costura é reconhecida por quem entende de costura. A forma, o jeito, as palavras. Eu mesmo tenho um jeito próprio e peculiar de falar com você. Então uma primeira grande evidência, agora mais objetiva, é: Esses outros 7 livros não foram escritos pelos profetas. Ou seja, o costureiro é diferente, dá pra notar, basta aproximar as obras que você descobre.

 

Outra grande evidência é que a linha usada para fazer a colcha mudou, isso também nos garante muito! Estes outros 7 livros não foram escritos em hebraico.

 

Agora, algo muito forte que também aponta que estes 7 livros não fazem parte da Bíblia, é que estes são retalhos totalmente diferentes, eles não ocorrem como os demais no resto da colcha. No Novo Testamento nem Cristo nem os Apóstolos comentam ou fazem menção desses livros ou seus ensinamentos.

 

Vamos terminar com a mãe das evidências nos moldes do que me propus a fazer: Comprovar com a própria Bíblia que ela é composta por 66 livros e os 7 outros não.

 

Estes outros 07 livros (Apócrifos–não inspirados) incluem doutrinas que contradizem o resto das Escrituras.

 

Eis alguns exemplos:

 

01. Livro Apócrifo – Tobias 6.5-8 “Então, o anjo lhe disse: toma as entranhas deste peixe e guarde para ti seu coração, o fel e seu fígado. Pois são necessários para medicinas úteis (...) Logo, Tobias perguntou ao anjo e lhe disse: Eu te rogo, irmão Azarias, para quais remédios são boas essas coisas, que tu pediste separar do peixe. E o anjo, respondendo, lhe disse: Se puseres um pedacinho do seu coração sobre as brasas, seu fumo há de espantar toda a espécie de demônios...”.

 

Reforçado no v.19 “Na primeira noite, queimarás o fígado do peixe, e será posto em fuga o demônio”.

 

Isso, além de não aparecer em nenhum outro lugar da Bíblia, contradiz o que o próprio Jesus disse em Marcos 16.17 – “...em meu nome, expelirão demônios...”.

 

Jesus disse em Meu nome e não com algum tipo de ritual como proposto em Tobias.

 

Confirmado em Atos 16.18 – “...Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu.

 

Note que o ensinamento de Jesus, praticado por Paulo, não se harmoniza com os escritos de Tobias.

 

 

02. Livro Apócrifo – Tobias 12.8-9 “A oração é boa como o jejum e esmolas; é melhor do que guardar tesouros de ouro, pois, esmolas livram da morte, e é o mesmo que paga os pecados e conduz à misericórdia e vida eterna”.

 

Reforçado por outro Livro Apócrifo – Eclesiástico 3.33 “As esmolas rebatem os pecados”.

 

Ué! Teríamos então dois caminhos para pagar nossos pecados, nos livrar da morte e nos conduzir a vida eterna: Jesus e as esmolas? Isso também contradiz a Bíblia.

 

Olha Jesus falando mais uma vez - João 14.6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

 

Confirmando a exclusividade de Jesus e dizendo não às esmolas veja – I Tm 2.5-6:

“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos...”.

 

 

03. Livro Apócrifo – II Macabeus 12.46 “...Portanto, é um pensamento santo e nobre orar pelos mortos para que sejam libertos dos pecados”.

 

Com este versículo além de postular a oração pelos mortos já enseja o purgatório.

Reforçado pelo Livro Apócrifo – Sabedoria 3.1-4 “Mas, as almas dos justos estão na mão de Deus; e o tormento da morte não as tocará. Aos olhos dos ignorantes pareciam eles morrer e sua partida foi considerada desgraça. E, sua separação de nós, por uma extrema perda. Mas, eles estão em paz. E, embora aos olhos dos homens sofram tormentos, sua esperança está plenamente na imortalidade”.

 

A doutrina do purgatório baseia-se nestes versículos citados: “Embora aos olhos dos homens sofram tormentos, sua esperança está plenamente na imortalidade”.

 

“Os tormentos” nos quais se acham os “justos”, referem-se ao fogo do purgatório, onde os pecados estão sendo expiados.

 

“Sua esperança está plenamente na imortalidade”, pois a interpretação declara que após suficiente tempo de sofrimento no meio do fogo, poderão passar para o céu.

 

Isto ANIQUILA COMPLETAMENTE a obra de Jesus Cristo expressa em - Is 53.5:

“Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.

 

Existem outras evidências Bíblicas, mas creio que Deus já deve tê-lo confortado ou incucado o bastante para fazê-lo ler sua Bíblia e ter a doce certeza de seus 66, únicos e exclusivos, livros.

 

 

Provérbios 7.2-3: “Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração”.

 

 

Pela Cruz,

Carlos Henrique

 

Ps.: Só a Escritura!

4 comentários:

  1. 1 x 0


    Sem contar que você só pego uma palhinha, dos falsos ensinamentos que eles passam né...

    Tem um (que seria comico se não fosse trágico) em Macabeu (não lembro nem qual nem onde) mas justifica suicídio...

    BIZAAAAAARRROOOOO!!!!

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo blog, até está na lista de indicados do site da ump do gama. e, ah, passando também pra avisar, que, como você foi um dos que pediu, o Jonathas está colaborando com textos.

    Quando puder, confira.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Carlos

    Meu prezado, parabéns pela análise criteriosa (Bíblica). No tempo oportuno deixarei uma pergunta. Creio que por enquanto vc já tem pepinos demais para responder ... =]

    Um abraço.... Deus abençoe e capacite.

    Jonathas ...

    ResponderExcluir
  4. Pra complementar, meu caro Carlos:
    http://www.caminhocristao.com/?p=65#more-65

    Grande abraço!
    Régis

    ResponderExcluir

OBRIGADO pelo seu comentário!!!