29 janeiro 2014

ELSIE!

Você com certeza já ouviu falar das famosas SELFIES, não ouviu? Se ainda não, posso tentar te explicar. Trata-se de uma fotografia de autorretrato. Vem do inglês "myself" = "eu mesmo". As Selfies são frequentemente casuais, tiradas com celular ao comprimento do braço ou num espelho. Ou seja, uma foto de você mesmo. Do seu sorriso, seu rosto, seu visual, enfim, você!


Lembrando dessas fotos que estão bombando nas redes sociais, eu fiquei pensando que quando tiramos uma foto, ou tiram uma foto nossa em um grupo ou uma ocasião, pelo menos duas coisas a nosso respeito são reveladas.

Por exemplo, alguém bate uma foto em que você está. Ao te mostrar a foto quem é a primeira pessoa que você olha na foto? Você, claro. Mas se você piscou ou não saiu bem na foto, imediatamente você pede para bater novamente, afinal você quer sair literalmente bem na foto, não é mesmo?

O narcisismo é o desejo de ser belo e ser reconhecido como belo, você quer ser bonito e que os outros o percebam como tal. Eu acho que o narcisismo bebe na fonte do egoísmo, e por isso talvez seja o que nos mova a, numa foto, procurar nosso rostinho antes de mais nada. Essa é uma das coisas que creio que uma simples fotinha pode falar a respeito da gente.

A outra, é o triunfalismo, que é o desejo de ter sucesso, de se sair bem, ser bem sucedido. Essa eu já acho que é melhor ilustrada quando pedimos pra bater de novo quando não saímos bem na foto: "bate outra, pisquei"; "Nossa fiquei gorda nessa, vamos tirar outra"; "Tira daqui pra cima, tá bom?".

Pensando então na SELFIE, e nessas características que acabam fazendo parte da gente, meio que centradas em nós, e até meio egoístas, foi que cogitei pensar em: ELSIE's, que tal?

Partiríamos do mesmo ponto, do inglês, só que ao invés de SELF "eu mesmo", tomaríamos agora outra expressão, que poderia ser: "SOMEONE ELSE", que seria "ALHEIO" ou "DE OUTRA PESSOA", o que nos dá, ao invés de Selfie, ELSIE!


Sendo assim, a foto, o centro, o assunto, já não seria mais você ou eu, mas alguém como sendo mais importante do que nós mesmos. A bem da verdade isso não é novo, já está escrito há muito tempo:

"Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, CONSIDERANDO CADA UM OS OUTROS SUPERIORES A SI MESMO". (Filipenses 2.3)






7 comentários:

  1. Muito boa! Mas você adora fazer uma "elsie" minha, kkkk
    beijos
    Nanda

    ResponderExcluir
  2. Você deu esse exemplo em uma de suas aulas na EBD, inclusive tirando fotos. Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Crovis,
    Perfeito o significado do nome da minha dedicada e abnegada sogra querida.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom poder ler novamente e refletir sobre seus posts, Carlitos!
    Cynthia

    ResponderExcluir
  5. Carlos,
    obrigada pela homenagem citando meu nome. kkkkkk
    assinado, ELSE

    ResponderExcluir
  6. Organizando algumas caixas em casa achei um papel com seu blog anotado ,resolvi entrar hoje pela primeira vez e estou muuuuito feliz com a transformaçao que DEUS fez na sua vida.Parabéns pelo blog,que DEUS continue abençoando poderosamente vc e sua casa.
    Não sei se vai lembrar de mim,mas vc trabalhava no BRB com minha irmã Fernanda e eu fiz um seguro com vc....rsrsrsr. Nossa,tem muito tempo!!! Um forte abraço,Angélica



    ResponderExcluir

OBRIGADO pelo seu comentário!!!