15 março 2010

SLUMDOG!

Slumdog!

 

Cara, já tinha assistido esse filme há algum tempo, esses dias o Telecine lançou ele, então eu e minha esposinha assistimos novamente. O nome dele no Brasil é: Quem quer ser um milionário? Originalmente Slumdog Millionaire!

 

Quem viu o filme é impossível esquecer JAMAL MALIK, o menino de origem paupérrima que morava em uma favela de Mumbai na Índia que teve a oportunidade de ganhar 20 milhões de rúpias num programa tipo show do milhão, lembra?

 

Achei o máximo poder rever esse filme, nota-se claramente o porquê de ser tão premiado, muito bem feito!

 

Logo no início do filme, me perdoem os que não assistiram, mostra Jamal Malik ainda criança, esse da foto, junto com seu irmão Salim. No mundo pobre onde vivem estes pequeninos tem por atividade comercial alugar a utilização de uma fossa. Imagine você, uma fossa no modelo antigo, só o buraco no assoalho cercadinho de madeira, a céu aberto!

 

Exatamente quando um cliente chega, Jamal Malik está usando o cercadinho, para os devidos fins (que difícil escrever sobre isso, mas vamos lá). Salim, a porta da fossa, recebe as moedinhas do cliente que apertado diz: “Vamos logo, preciso usar!” fato é que Jamal responde a Salim: “Espera... não sou eu quem controlo” (falei que era difícil escrever sobre isso). Então o cliente vê diante de si a porta fechada e sem perspectiva de desocupar, pega de volta suas moedas, dá uns tapas em Salim e procura uma fossa ao lado para resolver seu “problema”.

 

Nesse instante, cruza o céu um helicóptero de ninguém mais ninguém menos que: Amitabh Bachchan! Um grande astro de filmes indianos, famozérrima por lá, um ídolo! Amitabh iria pousar próximo de onde a fossa estava e Jamal Malik ao ouvir o alvoroço que gritava “Amitabh, Amitabh, Amitabh bachchan está aqui!” logo perde a vontade de continuar o que fazia para poder correr com todas as mulheres, homens e crianças que iriam recebê-lo onde pousaria.

 

Porém, Salim, um irmão-mala, bravo por ter perdido a venda do aluguel da fossa, coloca uma cadeira travando a porta da fossa impedindo Jamal Malik de sair e correr para a grande oportunidade de sua vida: Ver de perto Amitabh Bachchan!

 

Jamal grita, esbraveja, bate na porta ao ver não só Salim, mas todos correrem até Amitabh.

Jamal Malik pega no seu bolso uma foto e nela: Amitabh! Ele olha para a foto, e olha o buraco no assoalho sob seus pés, ao fundo, lá embaixo, ah, não preciso dizer o que tem embaixo de uma fossa, vai! Para que você entenda, essas fossas eram como palafitas, feitas em uma altura maior que o chão. Então, Jamal malik num ato de bravura e nojeira, levanta com uma das mãos a foto de seu ídolo e, pasmem, pula na fossa gosmenta como um mergulhador se joga ao mar. No caso dele um mar de... ah, você já sabe do que eu to falando!

 

Jamal Malik corre desesperadamente até onde o helicóptero pousou e atravessando a multidão, afinal ele estava todo sujo de...(já combinamos que você sabe do que eu tô falando), sujo disso, ele chegou até Amitabh Bachchan que prontamente pega sua caneta e dá um autógrafo a Jamal Malik. Gritos de quem conquistou o mundo saem dos lábios sujos de Jamal Malik!

 

Tudo perfeito, história linda até na cena seguinte, enquanto Jamal Malik é esfregado por sua mãe no banho ainda comemorando “eu tenho um autógrafo do Amitabh, eu tenho um autógrafo do Amitabh...” seu irmão, o velho e bom Salim, simultaneamente vende o autógrafo de Amitabh a um senhor dono de uma espécie de cinema, se é que pode-se dizer cinema.

 

Te pergunto, valeu a pena? Lembra do que tinha em baixo da fossa? Valeu a pena? Tanto esforço, se afundar em tamanho “lamaçal” por algo que durou tão pouco, que não se pode reter? E você, quantas vezes não se mete em cada uma para ter um prazer tão efêmero, tão fulgaz, tão rápido? Se corrompe por um “prazer” etéreo! Uma noitada, uma mentira, uma escapada, uma ressaca, uma enganada, uma pecada! Olha pra trás, valeu a pena?

 

Diferente disso, proponha a você, a Jamal Malik, a Salim, a Amitabh e todos os outros, algo eterno: Jesus Cristo!

Afinal no seu peito há um buraco eterno, nem casa, carros, mulheres, dinheiro, prazeres, nada que não seja eterno encaixa ou pode preencher de uma vez por todas esse vazio, sacou? Jesus é Deus, sem começo nem fim, ETERNO.

 

Eclesiastes 3.11: “Tudo fez Deus formoso...pôs a eternidade no coração do homem”.

 

 

Pela Cruz,

Carlos Henrique

 

Ps.: Quem quer ser um milionário?

5 comentários:

  1. Geralmente agente se enfia em lugares piores que o lugar fedorento que o menino se enfiou, agente se mete no pecado....

    ResponderExcluir
  2. Aff. só de lembrar do cheiro já me embrulha o estômago!

    ResponderExcluir
  3. Crovis,
    A Tia Eliane passou um dever de casa, pra gente estudar alguns personagens Bíblicos. Um deles, Zaqueu. Assisti a superestréia e nessa cena, me veio um paralelo com Zaqueu.
    Abraços,
    Crovis.

    ResponderExcluir
  4. Vou te contar que, desisti de comer meu sanduiche, quando comecei a ler seu texto... Porém, mais uma vez tenho que tirar o chapeu pra você e dizer que o Texto e belissimo e minha vontade de comer voltou...

    Abraço e beijos do PINGO!

    ResponderExcluir
  5. Ah! não vi o filme...

    Ass.: PINGO!

    ResponderExcluir

OBRIGADO pelo seu comentário!!!