27 agosto 2008

VAGAS LIMITADAS!

Você deve se lembrar como deu o que falar a eleição nos Estados Unidos quando o Obama foi candidato.


Seu adversário chamava McCain, eles disputavam a vaga de presidente dos Estados Unidos da América, um dos cargos mais importantes do mundo.


Duas coisas a gente pode entender com esta eleição:


A primeira é que na eleição alguém é escolhido, não tem jeito de duas pessoas assumirem o lugar de presidente. Existe um lugar, uma vaga, presidente dos Estados Unidos só tem um, o Obama, ele foi eleito.
E a segunda é que, apesar de o cargo de presidente ser um dos mais desejados do mundo, é impossível Obama estar lá sem ser eleito. O que nos ajuda a entender que na verdade o poder está na mão de quem elege e não nos méritos do eleito.


Se o eleitor não votasse nele, ele não seria presidente. A eleição não enaltece o eleito mas rende glória ao ELEITOR: Deus! Ele nos escolheu para Ele mesmo. Deus é bom porque escolheu alguns quando todos mereciam nada!

Romanos 9.15 "...Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão".

Provérbios 16.4 "O SENHOR fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade".

Ps.: Vagas abertas!

26 agosto 2008

CÃO BRAVO!

Você já deve ter visto uma plaquinha dessas fixada em algum portão!
A foto das raças mais ferozes de cachorro estampadas com a frase:

CUIDADO CÃO BRAVO!

Rrrgrgrg AU......rgrgrg.....AU...AU!


Pense na cena...
Olhos fixos em você;
Orelhas em pé;
Mandíbula com força de uma pata de elefante;
Dentes afiados, cortantes;
Andando rente ao portão de um lado para o outro;
Sem tirar os olhos de você;
Um sonido como: RRRrrrrgh!
Sua coluna já sente o arrepio!
Instigá-lo seria loucura, vai que ele escapa.

É bem verdade que um cão bravo como desses pode fazer um estrago! Mas isso nem se compara ao que "outro cão bravo" pode fazer com sua e minha alma.

Esse ataca por dentro e sua tática é outra. Jamais você se depara com esse tipo de cão conforme o estereótipo:

Vermelho; Um par de chifres; Calda com ponta de lança; Tridente em punho; Muito menos plaquinha: Cuidado Satanás!

Ele vem com uma proposta "irrecusável", agradável aos olhos, desejável, aparentemente perfeita e sem nada de errado. Ele vem como um poodle! Fofo, lindo, branquiiiiinho!

Gênesis 3.6: "...a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento...".

Ps.: Cuidado Cão Manso!

22 agosto 2008

APPLE PIE!

Torta de maçã!

Nos Estados Unidos é uma das delícias feitas pelas mamães americanas. Um prato bem tradicional!

Uma torta que sai quentinha do forno deixada nas janelas para esfriar aproveitando o arzinho frio. Essa técnica também é bem comum em desenhos animados, talvez você já tenha notado em algum deles.

A mamãe deixa a torta para esfriar na janela e aquela fumacinha, o perfume, um delicioso cheiro de torta de maçã quentinha recém tirada do forno que vai até o nariz de toda a vizinhança.

No desenho animado esse perfume chega a trazer quem sentiu o perfume meio que leve, flutuando até encontrar o ponto de partida de tamanha delícia a: apple pie, a tortinha de maçã!

Cheia de maçãs, muitas, além de açúcar, canela e outros ingredientes que quando levados ao forno bem quente exalam um perfume maravilhoso.

Um cheiro bom como esses denga o estômago, faz lembrar a comidinha de mãe, quem sabe.


Esse perfume tira a gente do quarto e nos leva até a cozinha pra perguntar: "Humm cheirinho de bolo, é de quê?"


Torta de Jesus!

II Coríntios 2.14 "Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento."

Ps.: Hummm... quero mais, pode?

21 agosto 2008

NÃO LEIA!

Vai entender!
Um título desses e você LENDO!
Mas afinal NÃO é ou não é uma NEGATIVA?
E LER não é isso que você está fazendo agora?

Logo, NÃO LEIA quer dizer o quê senão...


Pare de ler agora!
De qualquer forma vou continuar a escrever, na certeza que você continuará lendo. Preciso assumir, eu também leria, com certeza!

Sabe o que é isso? PROIBIDO, PERIGO, AFASTE-SE, NÃO FAÇA ISSO! A palavra diz uma coisa mas produz na gente o mesmo que: PRAZEROSO, ÚNICO, VEM, seu Bobo! LAMBUZE-SE! Algo do tipo... tem segredo aqui e só você não sabe!

Tudo o que é proibido produz essa sensação ímpar de quebrar regras, de que nunca serei pego, só uma testadinha, só uma vez, ninguém vai ficar sabendo!

Então ignoramos o alerta e vamos em frente. O pior é que por diversas vezes a quebra do alerta de proibido provoca sim sensações maravilhosas, porém, fugaz, momentânea, efêmera, rápida, curta, passageira, seguida de grande arrependimento e remorso.

O que nos leva ao passo seguinte: Encontrar o próximo proibido, não entre, não faça, não pode!

Isso não é novo, é antigo e tudo começou assim, a vontade de ter exatamente só o que era para não fazer!

Gênesis 2.16-17 "E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás."

Por que a gente é assim?

Ps.: Não=Proteção!

20 agosto 2008

Três em Um!

Pense em uma pasta de dente que traz em sua composição além do efeito de um simples creme dental, flúor e micro partículas de efeito branqueador.

A cada dia isso é mais comum. A oferta de maior benefício, quantidade de itens em um mesmo produto com valor atrativo. Quem não quer? Por outro lado não haveria jeito de você chegar no supermercado e dizer: Eu quero levar a pasta, mas sem o flúor, por favor. É indivisível, inseparável, único, mas ao mesmo tempo...três! Vai entender?

Fica fácil entender três em um, distintos, mas juntos, diferentes, mas um só quando pensamos no relâmpago, no trovão ou no raio.
Aquela descarga elétrica produzida entre duas nuvens eletrizadas ou entre a terra e as nuvens é o RAIO!

Aquela luz que vemos rasgando o céu quando o raio acontece, é o RELÂMPAGO!

E aquele barulhão que a gente escuta quando o raio solta aquele relâmpago, é o TROVÃO!

São só exemplos. Horríveis como os exemplos são, mas isso só tenta ajudar a entender o que é Pai, Filho e Espírito Santo. Três, mas um só!

Mateus 3.16-17 "Batizado JESUS, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO de DEUS descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o MEU Filho amado, em quem me comprazo".

Ps.: Um em Três!

19 agosto 2008

RECALL!

Programação da TV interrompida, tela azul e começa a subir as letrinhas brancas lidas por uma voz grave dizendo: 

"ATENÇÃO! A Montadora Faz Errado do Brasil convoca os proprietários dos veículos Deu problema 04 portas XLi com numeração de CHASSI DE.AaZ.9999 a comparecerem a uma de nossas concessionárias para substituição do filtro de biela que acompanha válvula tricúspide que alimenta o duto da saída da curva do cano do escape que passa pelo banco traseiro central rebatível. Devido a problemas técnicos o desgaste desta peça poderá por em risco a vida de seus proprietários, obrigado."

Você já viu ou ouviu falar disso alguma vez?

Isto é Recall. Uma chamada de volta, uma recolha de produtos defeituosos, anulação, revogação, troca, conserto de algo.

Bem, com a gente não é nada diferente.
Saímos de fábrica perfeitos só que devido ao mal uso nós mesmos estragamos nossa máquina, nosso carro, nossa vida! O defeito chama-se PECADO e a peça mais afetada foi o CORAÇÃO.

Porém Deus nos concedeu um RECALL!

A transmissão da sua vida é interrompida, aparecem letras de Deus vindas da Bíblia, que te chamam de volta. Não um convite, mas uma chamada irresistível, uma convocação.


Você atende ao RECALL, afinal, sua vida está em jogo!

O mecânico responsável começa a troca. A peça velha, defeituosa é arrancada, seu coração. Já muito desgastado devido a alta exposição ao pecado.

Uma nova peça é colocada no lugar, um novo coração. PRONTO! Você já não corre risco de vida, o mecânico revogou, anulou , cancelou o defeito.

Ezequiel 36.26: "Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne."

Ps.: Bi..Bi...!!!

18 agosto 2008

T-REX!

Este é o apelido de um dinossauro que se chama  Tiranossauro Rex.

Além de bípede, grande, pernas fortes e bastante veloz, tem como sua principal característica braços pequenos.

Quero te pedir alguns favores, confie em mim, nada constrangedor:

Arruma seu cabelo, isso, dá uma ajeitada nele aí, vai; agora coça o nariz, tentando se lembrar de quando sente aquela coceira irresistível; e por fim faça o número 2 com os dedos, vai.

Perfeito, obrigado pela confiança. Agora imagine isso tudo sem seus braços e suas mãos.

Em minhas férias eu vi um T-Rex!

Obviamente não era um dinossauro, mas um senhor que estava em uma mesa ao lado da minha onde eu e minha esposa comíamos um delicioso hambúrguer.

Aquele senhor tinha os braços tal qual aos do T-Rex, atrofiados, praticamente inúteis. Mas de alguma forma ele estava do outro lado do mundo, sozinho em um aeroporto, com sua bagagem de "mão" e comendo!

Como?

Deus, meu amigo, Deus! Sem querer olhar eu tentava com o cantinho do olho admirá-lo por vê-lo chegar sua cabeça até o prato ecomer sua alface picadinha com frango.

Obviamente, sozinho seria impossível ele comer o hambúrguer que eu comia. Ao chegar a conta, de alguma forma ele pegou o cartão de crédito, assinou o recibo e pagou a conta. Não me pergunte como!

Como toda grande história tem um GRAN FINALE!

Ele colocou sua bagagem de mão sobre a mesa e de alguma forma voilà, se contorceu até conseguir passar a cabeça pela alça que o faria sair andando tranquilamente com sua bolsa de viagem pendurada em seu ombro me deixando pra trás pensando...

Filipenses 2.14 "Fazei tudo sem murmurações". 

Ps.: Ele não usava os braços, mas continuava forte!

12 agosto 2008

SEA TREK!


Sea Trek! sea = mar e trek = caminhada
Uma caminhada no fundo do mar!

Você tem medo de água, piscina, mar, essas coisas?
Pois então essa história é pra você! Respire fundo e vamos caminhar juntos no fundo do mar.

Eu adoro água, mas mergulhar....bem, já até fiz curso de mergulho uma vez, mas ainda fico tenso.


Porém, convencido pela geringonça que me apresentaram me animei a passear pelo fundo do mar.


Afinal, com o tal capacete eu poderia respirar normalmente como fora d'água então topei.
20 Kg na cabeça e fui descendo as escadinhas rumo ao fundo do mar! Mas na minha vez, o "muchacho" resolveu conferir o oxigênio, verificar pressão, analisar os números e na sequência me liberou, aquilo já me deu calafrio.

A medida que a caminhada ia se desenvolvendo, confesso que não consegui curtir tanto os peixinhos e corais. Fiquei tenso e pensei que seu eu quisesse subir, ir embora, não bastaria eu querer. Eu não estava no controle da situação.

Lembrei-me dos sinais que o instrutor havia ensinado, pensei em chamar um instrutor, mas nem sinal dele por perto. Fiquei mais tenso!


Por fim consegui relaxar, tentei respirar com calma e me lembrei de algo...


Deus está comigo em TODOS os lugares, mesmo lá no fundo!

Salmo 139.8-10: "Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer num abismo a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alvorada, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá."

Ps.: Praticamente um peixe fora d'água!

10 agosto 2008

CARRINHO DE COMPRAS!


Alguma vez na vida você já fez compras do mês? Claro que sim, né!



Há mais ou menos 06 anos eu tenho a oportunidade de fazer esta importante tarefa para ajudar minha esposa. Então, mensalmente eu me dirijo ao supermercado de costume para, com uma listinha em punho, começar a nossa caça dos dias de hoje.

Escolho um carrinho após trocá-lo umas três vezes, afinal tem sempre uma rodinha que não roda ou um daqueles que insiste em não virar.

Carrinho na mão, hora do show!

Inicio pegando os itens da listinha e colocando eles dentro do carrinho (primeira vez). Escolho, consulto validade, me aventuro escolhendo algo novo para minha esposa, etc.

Fim das compras, hora de pagar. Me dirijo a um caixa com uma "pequena" fila e começo a tirar tudo o que acabei de colocar no carrinho (segunda vez) para pagar.

Ao passar item por item, confiro o valor das compras e enquanto isso fui empacotando os itens e colocando-os no carrinho (terceira vez).

Pronto, cheguei ao carro hora de ir embora, ufa! Sim, mas para isto é preciso colocar as compras não no carrinho, mas tirá-lo uma vez mais e colocá-las no  carrão!
Abro o porta-malas e retiro todas as compras do carrinho (quarta vez) e as acomodo no meu carro. Ah! cuidado com os ovos!

Após trânsito "tranquilo" chego ao meu lar doce lar. Pego um carrinho do prédio, levo ao meu carro e começo a retirar as compras do carrão para colocá-las  de novo em um carrinho (quinta vez).

Chego em casa. Preciso acomodar as compras e devolver o carrinho. Pronto pela última vez retiro todas as compras do carrinho (sexta vez) para guardá-las em nossa despensa.

Pensando nisso, me lembrei de paciência e de quantas vezes devemos perdoar as pessoas que nos irritam...

Mateus 18.22: "Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete."

Ps.: "Bemnhê, traz um pacotinho de amor ao próximo também!"

07 agosto 2008

ARTESANATO!

Não sei se você já teve a oportunidade de passar alguns dias na praia. Hora de curtir o sol, o mar, nossa folga! O descanso, fazer nada, enfim sombra e água fresca!

Nesse tipo de passeio sempre tem a "feirinha". Já no fim de tarde você corado do sol gostoso de um dia de praia, toma uma ducha fresquinha, lava os cabelos com um xampu cheirooooso, coloca uma roupa bem leve e vai bater perna na feirinha de artesanato. Tudo de bom!

Lá tem pulseiras, brincos, peças, quadros, de um tudo. Lá tem artesanato! O trabalho do artesão, aquele que utiliza matérias básicas, primas, de baixo ou nenhum valor, mas quando transformadas pelas mãos do artista enchem nossos olhos a ponto de colocarmos a mão no bolso e pagarmos o preço pedido, isso claro, após a pechinchada.

Artesanato me lembra uma coisa, sabia!
Deus, Aquele que criou tudo pelo conselho de sua própria vontade, um belo dia pega um punhado de pó da terra e faz a você e a mim.

Pó da terra! Um material baixo, sem nenhum valor, básico, material de descarte, mas pelas mãos do artista, nos deu forma, fez nosso contorno, nosso caráter, cada detalhe, cada órgão, cada curva, o artista nos deu vida! Obra que nasceu primeiro na cabeça de Deus, o artista, que depois executou a obra, prima!

Gênesis 2.7 "Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra..."

Ps.: E esse, quanto custa?

06 agosto 2008

WET PAINT!

Tinta fresca!


Você já deve ter visto em desenho animado uma cena dessas! Isso, claro, se você, como eu, já não foi protagonista de tamanha "alegria".

Quando alguém procurando descançar, parar um pouco ou apenas admirar o mundo senta-se num banco de praça.....Até aí tudo bem!

Qual não é a surpresa ao levantar-se?

Levar consigo a marca da tinta que estava no banco, fresquinha! Daí em diante todos irão apontá-lo, repará-lo ou, quem sabe, zombá-lo!

Por que será que este sortudo passa a ser o centro das atenções?

Ué, ele passa a ser o centro das atenções, pois já não é mais "normal"!

Está diferente, marcado! Já não é como os demais, mudou. Estava como qualquer um e de repente... pumba! Voilá! Se levanta como uma zebra na cidade grande! Chama atenção.

O banco e sua tinta fresca deixaram sua marca! Foi assim comigo, e pode ser assim com você também. Quando Deus me acertou eu nem esperava - Sua "tinta fresca", mas me levantei diferente! Marcado! Alguns me apontaram, outros passaram a reparar em mim,  também zombaram de mim!

O que importa é que saí marcado! Diferente!
Transformado pelo banco e sua tinta fresca!

Gálatas 6.17 " Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus."

Ps.: Sente-se, tinta fresca!

05 agosto 2008

PERGUNTAS!

Tem uma idade, mais ou menos 07 anos, que gostamos muito de perguntar. Perguntamos pelo simples prazer de perguntar. Basta uma deixa e vupt! Disparamos nosso arcabouço de "por ques". Mas por que? Uma tentativa de dirimir nossas dúvidas, anseios e indagações.

Na verdade algumas perguntas nós aceitamos as respostas, talvez por concordarmos. Outras, mesmo tendo resposta, não nos convencem. Até respondem, mas não saciam nosso ímpeto por uma resposta convincente.

Por exemplo...

Por que "tudo junto" se escreve separado e "separado" tudo junto?
Por que os pilotos kamikazes usavam capacetes?
Por que a palavra "grande" é menor do que a palavra "pequeno"?
Se toda regra tem exceção, e isso é uma regra, qual é a exceção?
Como foi que a placa "é proibido pisar na grama" foi colocada lá?

Perguntas, perguntas e mais perguntas!

Longe desses exemplos simplórios, sua vida e a minha de vez em quando são tomadas de assalto por perguntas, várias, que parecem não ter resposta.

Mas por que eu? Logo comigo, Deus? Logo agora, meu Deus? Eu fiz algo de errado, Deus? O que fiz para merecer isso? O que Deus está querendo me mostrar?

Perguntas!
Será que tem resposta?
A resposta te serve?

A verdade é que a resposta não tem que nos agradar, senão nós seríamos o centro de tudo.

Isaías 55.8 e 9: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos,
nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos."


Ps.: Levanta o dedo, não pra perguntar, mas pra apontar a resposta: DEUS!

04 agosto 2008

UNDERGROUND!

O metrô de Londres é conhecido como London Underground ou Tube. É o mais antigo do mundo e o mais longo. Começou a funcionar em 1863 com a Metropolitan Railway, por isso o nome "metrô".

Underground (subterrâneo) fez história durante a Segunda Guerra Mundial, quando praticamente todos os londrinos se refugiaram nos túneis do metrô durante os bombardeios alemães da chamada Batalha da Inglaterra.

O metrô era um local seguro, longe do perigo! Será?
Existem locais seguros? Locais onde não podemos ser atingidos de jeito nenhum? humm, não sei não.

Hoje no metro de Londres você é bombardeado por uma frase repetida várias vezes. No sistema de som, aviso no chão, nas paredes, nos vagões, virou até uma das marcas de Londres: MIND THE GAP!


Um aviso que nos chama atenção para a distância entre o vagão e a plataforma de desembarque das estações. 

Então, mesmo em locais seguros, existem outros riscos. É preciso estar atento para não cair ou escorregar nas brechas, fendas, no GAP!

I Coríntios 10.12 "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia".


Ps.: Olho-vivo, Faro-fino!

01 agosto 2008

7BELO!

Quem nunca chupou uma 7Belo que atire a primeira BALA!
Eu particularmente acho que 7Belo deveria se chamar BIS.
Eu já tive cãibra na boca por causa dessa "fofa"!

Hoje mais do que falar de balinhas 7Belo,  te convido para juntos tentarmos desvendar ou quem sabe apenas investigar um grande mistério!

Imagine a cena...

Você num auditório, o palestrante a frente e você louco para comer algo. Quem sabe, você na escola, sala lotada, professor dando aula e você "precisando" de uma balinha, uma que seja! Ou ainda no trabalho, um silêncio que dá vontade até de trabalhar e a mesma loucura por uma... aquela solitária balinha!

Fala pra mim o que acontece quando você encontra aquela única balinha no seu bolso? Abrir sem ninguém notar.


Com muito cuidado você estica a perna, enfia a mão no bolso e traz a pepita para onde seus olhos possam confirmar, é uma balinha mesmo, voilà!


A essas alturas sua boca já virou um açude! Imperceptivelmente você tenta abrir a bala como quem desarma uma bomba, tentando não fazer barulho nenhum.

Por que que quando você sorrateiramente tenta abrir a balinha, mãos escondidas entre as pernas, só a pontinha dos dedos, e o menor barulhinho é capaz de trazer a atenção de todo mundo pra você, hein?

Já percebeu isso?


Um ruído, um barulhinho de papel de bala e todos dão aquela olhada pra você parecendo nado sincronizado! Que mágica tem esse barulho para atrair a atenção das pessoas desse jeito???

Acho que sei o que acontece: Lembrança! Memória!

Esse barulho associa, nos lembra algo prazeroso, uma balinha no meio de uma aula chata, um doce no meio de um trabalho exaustivo ou um cafezinho que nos trazem lembrança de momentos agradáveis em meio a "confusão".

Que tal isso...

Lamentações 3.21: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança"

Ps.: Jesus, minha doce lembrança!