01 outubro 2009

PELEGO!

Pelego!

 

Além de ser a pele de carneiro com a lã, usada sobre a montaria para amaciar o assento, também trata-se de designação comum aos agentes mais ou menos disfarçados nos sindicatos de operários. Como se fosse alguém que disfarçadamente trabalha contra os interesses dos sindicalizados, entende?

 

Não é um nome nada glorioso, a intenção é pejorativa mesmo. Para ficar ainda mais claro, deixa eu te mostrar uma aplicação dela como efetivamente é utilizada: Estava eu entrando no Banco onde trabalho e de repente escuto: “Pelego!” ainda não entendeu o que significa pelego?

 

Pelego é quem fura a greve!

 

Você já deve ter notado que os bancos pararam, estão em greve quase geral. Muitos, neste ano, aderiram a greve e praticamente apagaram as luzes das agências. Eu tenho o privilégio de trabalhar na matriz de um banco e não em agência, todavia aqui também tem greve, muita greve. A maioria do pessoal entrou em greve por isso ao chegar dia após dia no prédio onde trabalho sou recebido por faixas, vaias, cornetas, e gritos “pelego”.

 

Fora algumas ligações de amigos que estão fazendo greve, claro.

 

Nota-se que eu não estou fazendo greve né, deixe então eu tentar explicar o porquê de eu não fazer greve com a principal ferramenta que uso para enfrentar todos os momentos da minha vida, analisa comigo:

 

Romanos 13.1-2 e 4a

“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Visto que a autoridade é ministro de Deus para o teu bem.” (indico ler Rm 13.1-7)

 

Paciência, peraí, vamos ler mais um pedacinho de outro texto:

 

I Pedro 2.18-19

“Servos, sede submissos, com todo temor ao vosso senhor, não somente se for bom e cordato, mas também ao perverso; porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus.” (indico ler I Pe 2.11-25)

 

Preciso confessar uma coisinha pra você. Eu estava louco pra fazer greve, mas algo me dizia que isto não estava certo, me angustiei e fui à Bíblia procurar uma resposta, mas pensei “a Bíblia não fala de greve, meu Deus” qual não foi a minha surpresa ao deparar-me com estes e outros textos que me responderam e trouxeram tranqüilidade ao meu coração. Já não consigo pensar mais, estou sempre cativo, algemado as correntes do evangelho que mostram não o que eu gostaria mas o que Deus ensina.

 

 

Pela Cruz,

Carlos Henrique

 

Ps.: Deus é pelego!

5 comentários:

  1. Servir ao patrão como se estivesse servindo ao próprio Deus é também uma ordenança bíblica.
    A greve deveria ser o último recurso. Hoje é o primeiro utilizado. Só discordo que Deus seja pelego. A boa associação que luta contra injustiças encontra amparo bíblico (o que não acho que seja o caso da CUT e seus sindicatos pelegos). Valeu Crovis.

    ResponderExcluir
  2. concordo com o post acima.

    Porém cuidado, greve não é insubmissão. É legal! Se está na lei é porque não é insubmissão.

    Porém, como devemos servir de bom grado, ela deve ser o último recurso.

    Cuidado tb porque às vezes nós podemos contribuir pro pecado do outro com nossa submissão. Daí se há abuso ou coisa parecida cabem inúmeras exortações!

    ResponderExcluir
  3. Minha análise do post é superficial, e admito que não sou grande conhecedor dos textos bílicos. Mas certamente ha textos que um grevista convicto poderia usar como justificativa para participar ativamente do movimento.

    Vou até arriscar usar o texto que pouco conheço:

    Moisés não foi ao Egito libertar os hebreus da escravidão? Então, guardadas as proporções, ser mal pago hoje e ser escravo no passado tem suas semelhanças. Pra não falar nas pessoas que ainda hoje vivem em "situação análoga a escravidão".

    ResponderExcluir
  4. Tema polêmico!! =/

    Não consigo ter uma opnião sobre o assunto, tenho muitos questionamentos sobre essa questão.

    Mas o melhor mesmo é orar e ter paz no coração com as decisões tomadas, pois creio que nesse caso não há certo ou errado, uma vez que a greve no passado foi uma boa alternativa para banir condições precárias de trabalho e é um direito !

    Espero ter contribuído!! Pri

    ResponderExcluir
  5. Fala blogueiro... Achei o seu blog em algum outro blog. Me chamou a atenção pelo nome. Plantamos ums igreja em brasília em 2007 com o mesmo nome: Igreja|180°. Vc é de onde? Depois dá uma olhada no meu blog tb: http://crentequenpensa.blogspot.com
    Parabéns!

    ResponderExcluir

OBRIGADO pelo seu comentário!!!