28 janeiro 2010

YACHT!

Yacht!

 

Em inglês – Navegar!

Se for a vela, num veleiro, diria – Sailing!

 

Estive de férias por alguns dias e tive esta oportunidade: NAVEGAR!

Não, não foi numa bóia ou em um banana boat! Tampouco um iate luxuosíssimo!

 

Foi uma jangada, no método antigo.

Dois pescadores nos conduziram oceano a dentro partindo da praia, ondas fortes quebradas pelo bico da jangada, que pela força dos ventos nas velas, seguia seu caminho mar a dentro. Foi o máximo!

 

Tão logo pegamos alguma profundidade um dos pescadores baixou no meio da jangada uma madeira plana, grande e longa que servira para estabilizar o barco. Isto é necessário, pois a vela muito alta quando recebe vento forte poderia virar a jangada, porém esta madeira como um mastro água a dentro evita esse acidente.

 

Ao vê-lo baixar a tal madeira eu me lembrei de barcos e outras embarcações que têm LEME.

 

Olha que engraçado, quando admiramos grandes navios, iates, veleiros vemos apenas a grandiosidade que está à mostra, o que está fora d`água, né? Nunca reparamos no que fica escondido, abaixo d`água, o leme!

 

Mais não seria estranho saber que o discreto leme, tão pequeno, é o verdadeiro responsável por direcionar grandes veleiros, enormes algumas vezes! Ou ainda quando estes mesmo veleiros estão sob fortes ventos que sopram e inflam suas velas mais uma vez o tal leme é quem o mantém na rota e na direção desejada.

 

Nunca vi um leme fora d`água contando vantagem, mostrando suas cores, ou falando ser ele o responsável de grandes vitórias ou ainda contando tudo o que acontece lá embaixo. Nunca!

Nenhum leme me contou fofoca da vida do casco, dos peixes, da vida oceânica. Jamais!

 

Imagine você se sentar com um veleiro de cabeça pra baixo e ouvir o Leme te dizer que a baleia estava gorda e que o tubarão não passa de um maluco que vive pra comer?! Imagine o que o Leme não diria das piranhas, hein?

 

Essa história de leme não é conversa minha não, é do Tiago, um amigo que quero te apresentar, ele mora na Bíblia lá mais pro final dela, ele quem me repassou essa história que nem é dele também não, é de Deus!

 

Tiago 3.4-5:

“Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim também a língua, pequeno órgão se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!”.

 

 

Pela Cruz,
Carlos Henrique

 

Ps.: E aí, onde sua língua tem te levado?

2 comentários:

  1. Oi, Cunhado!

    Gostei muito do post. Como todos, uma bênção. Que Deus continue a te abençoar.

    Abraço, Fly

    ResponderExcluir

OBRIGADO pelo seu comentário!!!